Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Divulga NIT

COMO FAZER UM PEDIDO DE PATENTE

A busca de anterioridade verifica a existência de produtos, processos, ou melhorias idênticas à invenção, ou modelo de utilidade que se deseja proteger, incluindo literatura técnica e bancos de dados de patentes. Essa pesquisa avalia a viabilidade do pedido, identifica formas de proteção e auxilia na redação do pedido de patente.

Antes de protocolar, é preciso confirmar se há produto similar. O INPI só concede a patente se não houver registro prévio de invenção idêntica.

Ao realizar a busca, o pesquisador precisa preencher o formulário de Busca de Anterioridade. Clique abaixo para baixar o formulário.

 O pedido de patente é um documento formal, que deve ser redigido de forma clara e precisa, seguindo as normas das Instruções Normativas 30 e 31 do INPI e apresentado com os templates específicos. Ele deve incluir:

  • Relatório Descritivo: deve descrever o produto ou processo para o qual se requer a proteção. A descrição deve permitir que uma pessoa especializada possa compreender e colocar em prática a tecnologia;
  • Reivindicações: caracterizam as peculiaridades do invento para as quais se requer a proteção legal. São elas que estabelecem e delimitam os direitos da patente, são as bases legais da proteção patentária;
  • Desenhos: quando necessários, têm a finalidade de completar a descrição, esclarecendo ou delimitando o conteúdo da invenção;
  • Resumo: deve ser uma descrição clara, objetiva e sucinta do objeto da patente.

Preencher o termo de cessão de direitos e acordo legal de percentual de participação em atividade inventiva. Clique abaixo para baixar o termo.

Para encaminhar uma Notificação de Invenção, o pesquisador deverá preencher o formulário de Notificação de Invenção clicando no botão abaixo:

24 de junho de 2025. Visualizações: 589. Última modificação: 03/07/2025 19:47:47