Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Cresce o número de pedido de proteção das tecnologias inovadoras da Ufersa

Inovação 10 de janeiro de 2023. Visualizações: 438. Última modificação: 10/01/2023 16:59:20

Resultados de 2022 em números; (Fonte: NIT)

Em 2022, o Núcleo de Inovação Tecnológica trabalhou para consolidar a cultura da Inovação na Ufersa, especialmente no que diz respeito à proteção de nossa Propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. Assim como em 2021, os números de pedido de proteção foram expressivamente maiores que em anos anteriores e demonstram o aumento do interesse e do conhecimento da comunidade acadêmica ufersiana sobre a importância de proteger as tecnologias inovadoras provenientes de nossas pesquisas científicas. O NIT projeta que, fortalecendo as ações de proteção da Propriedade Intelectual desenvolvida na Universidade, teremos condições cada vez mais oportunas de transferir tecnologias para o setor produtivo, impulsionando o crescimento da região do semiárido e oferecendo à sociedade produtos e processos inovadores.

Ao longo do último ano, o NIT protocolou no INPI 34 pedidos de registro de Propriedade Intelectual ao todo, somando os pedidos de proteção de Patente, Marcas e Softwares. Uma parcela significante deste número é composta por depósitos de patente de Invenção ou Modelo de Utilidade, são 16 (dezesseis) pedidos que têm a Ufersa como depositante.

Na categoria de Marcas, foram protocolados 10 (dez) novos pedidos de registro que, quando concedidos, irão compor oficialmente a identidade visual de alguns dos setores, projetos e cursos da Universidade. Um marco importante de 2022 foi o deferimento, pelo INPI, dos cinco primeiros processos de registro de marca da Ufersa, que agora aguardam apenas o pagamento da taxa referente ao primeiro decênio de vigência de registro das marcas e expedição dos respectivos certificados para estarem protegidas.

Nossos softwares, que já acumulavam 41 pedidos de registro até o ano de 2021, somaram mais 8 (oito) pedidos de proteção em 2022, todos os quais foram concedidos e tiveram certificados de registro expedidos pelo INPI.  As criações compreenderam tanto programas de computador como aplicativos, e trazem soluções para áreas como saúde, produção animal e engenharias.

Comparativo de meta prevista e realizada; (Fonte: PDI, NIT)

Outro resultado de destaque no NIT, em 2022, foi ter superado com abundância as metas relacionadas ao número de pedidos de patente e registro de softwares e marcas previstas para o ano de 2022, no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/Ufersa.  A previsão institucional para o ano era a de realizarmos 8 (oito) depósito de patentes, mas o NIT recebeu e protocolou o dobro desta quantidade no ano. Os números de registro de software e de marcas tiveram resultados ainda mais expressivos, em relação ao previsto pelo PDI. De acordo com o documento, teríamos batido a meta com apenas 3 (três) pedidos de registros de software e 1 (um) pedido de registro de marca. No entanto, ultrapassando com tranquilidade esses números, o NIT/Ufersa protocolou 8 novos softwares e 10 novas marcas.

O número significativo de pedidos de registro de marcas, softwares e depósito de patentes demonstra elevação e robustecimento da cultura de inovação na Universidade, refletindo o conhecimento da comunidade acadêmica acerca dos processos de Propriedade Intelectual e da importância de protegê-la.

Número acumulado de processos de proteção de Propriedade Intelectual; (Fonte: NIT)

Até dezembro de 2022, foram gastos R$ 7.752,00 em taxas pagas ao INPI, um aumento de aproximadamente 43% em relação ao recurso investido em 2021. A quantia empregada representa valores somados de taxas de registro de marca e software, de expedição de certificados, requerimento de exame de invenção, anuidades dos processos em tramitação e outros serviços relacionados à manutenção e movimentação dos pedidos de proteção de PI em andamento no INPI.

Para o ano seguinte, a expectativa é de avançar ainda mais na proteção da Propriedade Intelectual e amadurecer as ações de Transferência de Tecnologia que já estão em curso, visando ao crescimento da Ufersa como propulsora do desenvolvimento do semiárido brasileiro, fortalecendo as parcerias com o setor produtivo e injetando na sociedade soluções inovadoras e tecnológicas de impacto.